A borboleta cinza

Embora veja tão ranzinza,

Gostei da sua pele arenosa…

Que eu cantaria com uma tinta,

Se o mundo fosse cor-de-rosa.

Era uma borboleta cinza,

Já vejo logo quando posa,

Seu nome Mári, Mári pousa,

Seu voo veloz de mariposa.

___________________________________________________________

Explore posts in the same categories: oitavas

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 Comentários em “A borboleta cinza”

  1. Fabio R. Says:

    Rafael,
    é uma bela “intimada” esse poema, só que poderia ter uma saída mais impactante mudando o último verso para algo como:

    “de um voo veloz e me desposa” ( a partir dai existem possibilidades muito melhores e com certeza vc vai achar uma q combine mais cm vc.)

    Fika aqui novamente o convite pra gente tentar compor algmª, quem sabe algumas trovas.

    Inté…


  2. Bem, já que neste post fui ali citado, vou comentar seu comentário aqui (e claro deixando meu voto lá no outro post que me fez voar a outro domínio).

    Oras, eu pensei bastante o q vc comentou… Sobre a mudança de palavra mariposa > desposa.

    Veja, não que não concorde com vc, principalmente na parte que diz “só que poderia ter uma saída mais impactante mudando o último verso”.

    Poderia sim mas não quis. A solução que vc dá pro poema com a palavra “desposa” é um jogo de idéias e o meu “mariposa” é um jogo de sons.

    Pirei que tudo era uma questão de referência: nossas diferentes soluções pro poema (mariposa vs. desposa) na verdade revelavam as diferentes “tradições” traduzidas nas nossas postadas. (ocidental vs. oriental)

    Vc com seus haikis e variantes temporais e espaciais gosta do jogo de ideias (a “ideopéia” do Pound?) e eu com minhas redondilhas e sonetos “clássicos”, aprendidos em qq compêdio de gramática portuguesa latinizada, gosto do jogo de melodia.

    Os últimos versos eram assim:

    Já vejo logo quando POSA,

    Seu nome Mári, Mári POUSA,

    Seu voo veloz de MARIPOSA.

    POSA rima pra cima do poema com ROSA e com ARENOSA.

    Perceba que há um acento no “O” (não registrado na escrita) que faz a rima nessas palavras serem CLARAS/ PERFEITAS.

    PÓSA A RÓSA ARENÓSA.

    Mas essa rima não é assim com POUSA ou MARIPOSA. O “O” aqui é fechado:

    PÓSA ou PÔUSA: MARIPÔSA.

    Bem, o que eu quero dizer é que se fosse “desposa” a ideia de separação estaria presente, assim como está nesse anticlímax marcado com a quebra da perfeição rímica.

    Sobre ALGUMA, que podem ser trovas…, bem poderíamos abrir uma enquete: sobre o que dois poetas devem escrever???

    A partir definir os temas, separar as tarefas e ver se a gente faz um BLEND entre as diferentes tradições traduzidas.

    [ ]’s
    =:B

  3. nydia Says:

    A “brabuleta” é cinza, mas “avoa”. Em qualquer tradição – ou tradução – voar é lindo… 🙂
    Beijo, Rafa.

  4. Fabio R. Says:

    Tudo blz Rafael,

    meu lance como “escrevedor”, está mais para o estilo centopéia mmº(juntar um pouco de tudo q gosta nos textos e depois ver se consegue sincronizar as patas para q o corpo siga a direção desejada).Muito mais irformal do que a logopéia, de Mr.Pound

    Sobre a citada tradição oriental ela descreveria o encontro cm a mariposa, arenosa +- assim:

    janela aberta
    traz o vento, ums visita
    negra mariposa

    Teruko Oda

    *

    A mariposa
    Voa até a lua
    Luz de lampião

    Naomi Maekawa
    *
    Em relação ao Blend, tava me referindo há algo mais informal também,despojado,só pelo tesão de escrever, pra começar te mandaria umas trovas e vc responderia com outra e vice-versa, dpois se der liga aí partimos p/ algo mais sério, q tal?


    Há de ser estupidez?
    amortecido em colapso
    ócio tece me relapso
    quase no fim:perco a vez

    inté


Deixe um comentário

